Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cavalinha (Equisetum giganteum)


Esta é a cavalinha! Formada por hastes verdes ocas, de 80-160 cm de altura. As hastes férteis tem um espiga na ponta que contem grande quantidade de esporos.Gosta muito de umidade tanto que costuma dar em brejos e pântanos.

Ela é muit utilizada principalmente no sul e sudeste do Brasil, sendo praticamente desconhecida no nordeste. (Plantas medicinais no Brasil)


É um excelente diurético e também adstringente, por isso é indicado para infecções do rim, bexiga e gota. Muito conhecido por ajudar a perder peso, mas isso ocorre devido ao aumento da eliminação de liquido, o que também é importante, ja que nossa alimentação muitas vezes é cheia de elementos que favorecem mais a retenção de liquido do que sua eliminação, e isso provoca inchaço e uma sensação de peso no corpo, alem disso pode aumentar a pressão sanguínea. Então alem de melhorar esses sintomas ajuda a eliminar toxinas do organismo.
Também costuma ser indicada para gonorreia, diarreia, fraturas, tuberculose, hemorragias, menstruação abundante e reumatismo.

 


Receitas

*Lembrando que as hastes férteis não são utilizadas, e as flores são toxicas.
* Importante! Contraindicações: O consumo excessivo pode causar deficiência de B1. Não deve ser usada por grávidas e lactantes, pessoas com insuficiência cardíaca e renal. Se você toma algum medicamento diurético consulte seu médico.Na presença de gastrite, úlcera gastroduodenal: os taninos e os sais silícicos (em especial o dióxido de silício) podem irritar a mucosa gástrica;
  • Chá: 1 colher de sopa para um xícara media de água fervida. Deixar descansar or 10 a 15 minutos. 2 xícaras por dia para problemas no rins e bexiga, eliminar acido úrico, hemorragia nasal, anemia, calcificação de fraturas, menstruação abundante e etc. *Devido ao aceleramento da destruição da vitamina B1, o tratamento deve ser curto, caso persista, escolha outra planta.
  • Banho para reumatismo: colocar 3 punhados de talos secos na agua de banho e permanecer mergulhado de 5 a 10 min.
Cultivo
A cavalinha é uma planta facil de se cultivar, mas exige irrigação pois gosta muito de umidade. A forma mais fácil é conseguir uma estaca da planta. Se ela pegar direitinho vai se espalhando, e rapidamente vc terá uma grande quantidade de mudas.


Alimentação
Os brotos novos podem ser usados como aspargos em refogados.

Magia
Dizem que os antigos pastores fazem flautas com o caule oco da cavalinha que era usadas para espantar cobras. E que também tem uma forte ligação com a fertilidade feminina: quando uma mulher queria engravidar  colocavam um vaso de cavalinha dentro do quarto. Seu planeta é Saturno. E provavelmente seu elemento é água.





Se você tem algum relato do uso da cavalinha, alguma receitinha ou informação, por favor entre em contato! Se tiver alguma duvida sobre plantas medicinais, fique a vontade, farei o possível para responder. Deixe um comentário ou mande e-mail para : claudia.halley@hotmail.com

Um comentário: